sexta-feira, 27 de julho de 2012

Desvendando uma das "Bruxarias" na escola

No dia 25 de Julho fizemos (a sala toda) duas experiencias, e uma delas é a experiência do sulfeto de cobre com o fogo.Filmamos para colocarmos no blog, espero que vocês gostem!


O sulfeto em contato com o calor os elétrons dele começa a "pular" de camada para outra, daí emite uma COLORAÇÃO VERDE.
Antigamente os MAGOS e os ALQUIMISTAS para impressionar alguém , como por exemplo a aldeia deles faziam uma fogueira e pegavam um tipo de "sal" e jogavam nessa fogueira, e ficou conhecida como BRUXARIA.
  
Mais sobre sulfeto de cobre....

Na Química, o sulfeto de cobre é qualquer composto químico que contenha somente cobre e enxofre.
Covelita, um dos minerais de sulfeto de cobre, foi extraído 

da floresta negra, Alemanha.

Relação com os fogos de artifício...
 Estudos feitos por Lavoisier (1743-1794) permitiram concluir que a combustão era na verdade uma reação com o oxigênio contido no ar atmosférico. Assim, o carvão, os óleos, o petróleo reagem com oxigênio, formando outros materiais e liberando energia. É necessário, entretanto, fornecer certa quantidade de energia para que as reações iniciem. Quando são queimadas substâncias que contêm carbono (petróleo, óleos, carvão etc) ocorre a formação de dióxido de carbono (CO2), um dos gases responsáveis pelo aumento do efeito estufa.
Conforme o elemento químico adicionado junto à mistura explosiva, podem ser obtidas diferentes cores, como podemos ver na tabela abaixo:

Obrigada por visitar! E espero ter sido interessante para todos! XP

terça-feira, 10 de julho de 2012

                                                 Nanotecnologia


     



Minúsculas partículas, grandes negócios

José Paulo Sant´Anna

A palavra nanociência leva as pessoas a pensarem em um futuro distante. Não são poucos os que a associam ao mundo dos filmes de ficção científica. A impressão não vem por acaso. Não são poucos os que a associam ao mundo dos filmes de ficção científica, no qual naves espaciais sobrevoam cidades e extraterrestres convivem com humanos em bares e restaurantes. Afinal, o nome da nova ciência sempre é acompanhado de comentários sobre o aparecimento de produtos difíceis de serem imaginados.
Mas engana-se quem pensa que estamos falando apenas sobre o futuro. Hoje há dezenas de aplicações de materiais dotados com partículas nanoestruturadas presentes em produtos dos mais variados segmentos econômicos. Entre os usuários atuais dos benefícios proporcionados pela nova ciência podemos citar as indústrias de plásticos, tintas, borrachas, eletrônica, farmacêutica, automobilística, têxtil e de cosméticos.
A revolução está apenas no início. Os principais cientistas do mundo garantem que nos próximos anos a presença de produtos com a presença de nanoparticulados crescerá de forma exponencial em itens fabricados pelos mais variados segmentos econômicos. Estima-se que dentro de uma década a comercialização de tais produtos deve atingir a casa de US$ 1 trilhão.