sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Experiência- Diferenciar substâncias ÁCIDAS, NEUTRAS E BÁSICAS!!!



Objetivo: Observar através do indicador as substâncias ácidas, neutras e básicas.

Materiais usados: tubo de ensaio, reagentes e indicador (repolho roxo).

Procedimento:

ÁGUA     +         REAGENTE = ?

1 água + reagente = ÁCIDO- Ácido Sulfúrico --> forte;
2 água + reagente = BASE- Hidróxido de Amônio --> intermediário;
3 água + reagente = BASE- Hidróxido de Magnésio --> fraca;
4 água + reagente = ÁCIDO- Ácido Clorídrico --> forte;
5 água + reagente = BASE- Hidróxido de Sódio --> forte;
6 água + reagente = ÁCIDO- Limão --> forte;
7 água + reagente = BASE- Sabão em pó --> fraca;
8 água + reagente = ÁCIDO- Ácido Cítrico --> intermediário;
9 água + reagente = NEUTRO- Água -->neutro.

                   
                                 

                    

      
Curiosidades

-Nosso sangue deve ter um valor de pH entre 7,36 e 7,42. O pH do sangue baixa a um valor de 6,95 (levemente ácido), a pessoa poderá entrar num estado de coma, e, no outro extremo, um sangue humano com pH a partir do 7,7 irá desencadear um estado de irritação extrema, espasmos, propensão à tetania e convulsões.

Que alimentos evitar?

 açúcar, são igualmente acidificantes todas as gorduras e óleos hidrogenados,alimentos refinados, sintéticos e aditivados com modificadores químicos.

FOTOS EXTRAS (muito linda!!)






sábado, 18 de agosto de 2012

Vamos cuidar o meio ambiente!


Poluição Química

A poluição no seu geral é conhecida como o acto do homem, directa ou indirectamente, ao deitar certas substâncias no meio ambiente, provocando efeitos negativos no equilíbrio ambiental, causando ainda danos à saúde de muitos seres (humanos e animais), e no presente ecossistema.

poluição química é causada pelo excesso de lixo ou dejetos orgânicos lançados sem tratamento na natureza, oriundos, em sua maioria, das grandes cidades onde a concentração humana e seus problemas sanitários não são resolvidos a contento. Este material poluente vem sendo dirigido para as águas correntes de rios, lagos ou baías onde os resíduos domésticos e industriais, quase sempre tóxicos, se espalham, aleatoriamente, em áreas que deveriam ser resguardadas e onde a proliferação dessa sujeira não pode ser controlada, ocasionando uma contaminação perigosa que pode atingir, indireta ou diretamente, boa parte da população que gerou o lixo através de seu retorno às praias, água a ser ingerida, etc.

crescimento das quantidades de produtos químicos

produzidos, muitos dos quais nao encontrado na naturez tem resultado em níveis de poluição.  [consequencia_mares_negras.jpg] [sacos-plasticos.jpg]  

Já está na hora de mudar!


Jogar o Lixo no Lixo
   O primeiro passo que devemos tomar é o de não jogar o lixo em qualquer lugar. Não jogando o lixo nas ruas, seja atirando para longe pela janela do carro ou ao caminhar, espere encontrar uma lixeira para descartar o lixo.
 Coleta do Lixo
   Todo o "lixo" deve ser acondicionado e encaminhado de forma adequada e constante, devendo ser transportado para áreas de tratamento e destino final.
 Aterro Sanitário
    Corretamente implantado, bem gerido e em local apropriado ainda é a melhor opção para as condições brasileiras, salvo circunstâncias muito especiais.
    O aterro sanitário pode ser definido como sendo um processo para disposição de resíduos no solo, especialmente o lixo domiciliar, que utilizando normas de engenharia específicas, permite um acondicionamento seguro, no que diz respeito ao controle da poluição ambiental e de proteção ao meio ambiente.


 Incineração
   Este processo de queima do lixo deve ser feito de forma controlada em fornos projetados que tem alta custo de instalação e manutenção.
- Recomendado para o lixo hospitalar perigoso, produzido pelos serviços de saúde.
- Reduz o volume a ser aterrado,
- Provoca um menor impacto ambiental
- Para gestores urbanos sem espaço no município para novos aterros sanitários.
Nas atuais condições brasileiras a incineração é uma solução desaconselhável, a não ser em situações muito particulares, dependendo do caso.
 Usina de Reciclagem
   
Usina de Reciclagem ou Centro de Triagem, é o local onde ocorre o processo de separação dos materiais recicláveis, que podem ser reaproveitados para um novo consumo, como:
- Papel, Plástico, Metal que são fáceis de reciclar e várias empresas já o fazem.
- O Vidro tem boa aceitação para reciclagem, mas não é um elemento que ocupe grande volume no conjunto do lixo gerado.
- O Entulho também pode ser usado como material para aterros destinados à elevação de terrenos para construção, na confecção de novos tijolos, e outras utilidades.
- O Lixo Orgânico pode ser reciclado em composto ou em biogás, que demanda equipamento, área física, operação e manutenção cuidadosas na fermentação e dos biodigestores. 
   É nela também que são re-selecionados aqueles materiais que não são recuperáveis ou recicláveis, como:
- Isopor;
- Couro;
- Tecidos;
- fitas adesivas;
- espelhos;
- vidro plano.
   grau de triagem na usina de reciclagem varia em função do nível de separação dos materiais nas fontes geradoras, e tende a ser menor quando os materiais provêm de um Posto de Entrega Voluntária (PEV).   Para que o material tenha um maior valor econômico, se faz necessário que os recicláveis estejam limpos na hora da coleta seletiva.    Os Centros de Triagem normalmente possuem prensas para papel, plástico e latas.
Compostagem   É um processo biológico de decomposição de matéria orgânica que pode estar contido em restos de origem animal ou vegetal. O produto final resultante do processo de compostagem pode ser considerado como um enriquecedor do solo, ou seja ele poderá ser aplicado ao solo para melhorar a suas características, sem que haja uma contaminação do meio ambiente.
   Entre as vantagens da compostagem podemos destacar:
- economia de espaço físico em aterro sanitário;
- reaproveitamento agrícola da matéria orgânica produzida;
- reciclagem dos nutrientes contidos no solo;
- eliminação de patogênicos ambientalmente seguro.
 Saneamento Básico
   Agentes comunitários devem orientar a população sobre os cuidados no domicílio necessários para a descontaminação da água destinada ao consumo. Esclarecendo à população sobre as providências a serem tomadas como:
- Vistorias de vazamentos;
- Limpeza de caixas d'água;
- Fervura da água antes de ser consumida.
- Controle das condições de balneabilidade do mar, lagoas e rios de uso recreativo.
    O tratamento do esgoto pode ser feito através de:
- Fossas sépticas;
- Fossas com filtro anaeróbico;
- Sumidouros;
- Lagoas de estabilização;
- Estações de tratamento, de estágios preliminar, primário, secundário e terciário.
Atenção
   O tratamento de substâncias tóxicas necessita de um armazenamento muito mais cuidadoso e complexo e não podem, ser depositadas em aterro sanitário convencional.

sábado, 11 de agosto de 2012

Loucura nota 10!

Como cuspir fogo como no circo!!
  
Se você sempre quis cuspir fogo como fazem no circo, mas nunca teve coragem de tomar um belo gole de álcool ou de querosene, chegou a sua chance de realizar essa pirotecnia de forma segura, usando maisena. Sim, maisena (com S, porque com Z é o nome da marca), também conhecida como amido de milho.
Basta você colocar uma bela colherada na boca e assoprar contra uma chama. Quando dissipada no ar e misturada com o calor, a maisena torna-se inflamável.


Não há perigo de queimar o rosto porque o pó só é inflamável quando atinge a mistura ideal entre fogo, ar e maisena, e isso sempre vai ocorrer a pelo menos uns 30 ou 40 centímetros da sua boca.
Este vídeo faz parte de uma série do Manual do Mundo com o blog http://www.uhull.com.br. A cada terça feira há uma nova experiência disponível lá.


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Lâmpada de garrafa 2L + Água,UAU!


   QUIMICÃO DA VIDA
Quimicão da Vida

A química é surpreendente, pois ela está em tudo, ao nosso redor. Nesta seção você verá que o entendimento do mundo microscópico da constituição da matéria pode nos habilitar a descobrir inúmeras curiosidades, como fatos intrigantes, dúvidas que surgem no dia a dia e fatos que marcaram a história da Química, da tecnologia e da nossa sociedade.
Essas curiosidades, além de enriquecerem o entendimento do conteúdo de Química, dão também mais sentido ao que está sendo aprendido e nos mostra que a Química é uma ciência que pode ser divertida e que podemos ter prazer no seu estudo, pois está presente em nossa vida cotidiana e pode nos ajudar a resolver inúmeros problemas.


 Neste vídeo vocês irão se surpreender o quão MARAVILHOSO é a idéia!!Vale a pena assistir


ILUMINAÇÃO A CUSTO ZERO



Muito legal esse vídeo né pessoal???
O que esse senhor precisou pra enventar esta engenhoca foi muita criatividade e um pouco de conhecimento de química...

Faça você também
Em uma garrafa pet coloque água limpa, duas tampinhas de água sanitária e proteja a tampa com um potinho de filme fotografico, ou qualquer coisa que funcione...
Faça como descrito no vídeo e economize um pouco na conta de luz da sua casa e ajude o seu planeta!





O ácido mais temido pelos cientistas

Todos temos gravados na retina aquela cena do filme Alien na qual descobrimos que o extraterrestre tem ácido em vez de sangue correndo por suas veias: basta ferí-lo de algum modo para que seu sangue ácido salpique e comece a dissolver carne, e depois continuarão dissolvendo o solo de metal que pisamos e chegarão ao andar inferior, onde também continuarão dissolvendo tudo o que se oponha a sua passagem.

Existe algo parecido em nosso mundo? A verdade é que não, mas quase.

O ácido mais temido de uso corrente nos laboratórios é o ácido fluorídrico (HF), que é utilizado para limpar metais. As
soluções de HF são transparentes e incolores com uma densidade similar à da água. A propriedade mais extensamente conhecida do HF é a de atacar o vidro. Também atacará esmaltes, cimento, borracha, couro, metais (especialmente o ferro), e compostos orgânicos.

Em um acidente, com um técnico de laboratório que derrubou uma pequena quantidade na sua coxa e, apesar de ter se lavado imediatamente com água e ser levado às pressas ao hospital, perdeu a perna. E ainda assim, a reação do HF com o cálcio dos ossos prosseguiu até 15 dias depois
.

Nossa que D+ esse video , seria bem legal se não tivesse perigo, assim todas as pessoas poderiam fazer essas loucuras!

Imagens loucas da química

5