sexta-feira, 27 de julho de 2012

Desvendando uma das "Bruxarias" na escola

No dia 25 de Julho fizemos (a sala toda) duas experiencias, e uma delas é a experiência do sulfeto de cobre com o fogo.Filmamos para colocarmos no blog, espero que vocês gostem!


O sulfeto em contato com o calor os elétrons dele começa a "pular" de camada para outra, daí emite uma COLORAÇÃO VERDE.
Antigamente os MAGOS e os ALQUIMISTAS para impressionar alguém , como por exemplo a aldeia deles faziam uma fogueira e pegavam um tipo de "sal" e jogavam nessa fogueira, e ficou conhecida como BRUXARIA.
  
Mais sobre sulfeto de cobre....

Na Química, o sulfeto de cobre é qualquer composto químico que contenha somente cobre e enxofre.
Covelita, um dos minerais de sulfeto de cobre, foi extraído 

da floresta negra, Alemanha.

Relação com os fogos de artifício...
 Estudos feitos por Lavoisier (1743-1794) permitiram concluir que a combustão era na verdade uma reação com o oxigênio contido no ar atmosférico. Assim, o carvão, os óleos, o petróleo reagem com oxigênio, formando outros materiais e liberando energia. É necessário, entretanto, fornecer certa quantidade de energia para que as reações iniciem. Quando são queimadas substâncias que contêm carbono (petróleo, óleos, carvão etc) ocorre a formação de dióxido de carbono (CO2), um dos gases responsáveis pelo aumento do efeito estufa.
Conforme o elemento químico adicionado junto à mistura explosiva, podem ser obtidas diferentes cores, como podemos ver na tabela abaixo:

Obrigada por visitar! E espero ter sido interessante para todos! XP

Nenhum comentário:

Postar um comentário