sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Perfumes

Como é feito o perfume?

"Talvez você, como eu, um dia se perguntei como é feito um perfume. Como são arranjados os elementos que, combinados, tornam o conteúdo destes frascos maravilhosos tão sedutores, e tão particulares? Por que mesmas matérias primas conseguem criar fragrâncias tão diferentes entre si? Por que alguns perfumes são mais suaves que outros? Existem livros sobre o assunto, e também sites que podem esclarecer um pouco mais, entretanto, aqui você encontrará algumas respostas."
 

CRIAÇÃO 

A extração dos aromas das flores, frutas, plantas, madeiras e outras matérias primas, é a primeira etapa na longa trajetória de um perfume, desde os elementos de sua essência, até a prateleira da perfumaria.

                           

                             1255435387 fruta2 48626c0e12a5b1 300x225 Beneficios das Frutas

Existe uma série de maneiras de extração das essências: destilação, enfloragem, maceração, filtragem, etc. 
                                                      
Atualmente, devido à grande demanda de perfumes no mundo, a produção de muitas matérias primas naturais tornou-se insuficiente, aumentando o preço mesmo das matérias primas mais populares e muitas são compostos sintéticos, criados em laboratório, mas que apresentam os mesmos resultados das essências naturais.

Mas não basta termos as essências, é preciso um profissional que saiba mesclar estes elementos com maestria: o Nariz ou Nez. Para ser um Nez, é precisao uma memória olfativa qualificada e sensibilidade para aromas. Seu trabalho é como o de um alquimista, ou cozinheiro, juntando essências para produzir o mais perfeito e sabores perfume possível. Assim, chega-se a uma fragrância.
                           

MATÉRIAS PRIMAS

O Nez deve, numa fragrância, administrar os aromas de cerca de 300 sustâncias diferentes, que é a média das essências e químicos de um perfume, hoje em dia. 

Um perfume é composto por:

-Água: esta deve ser submetida à de ionização, para assegurar a ausência de partículas ou íons que podem vir a interferir no aroma.
-Álcool: deve ser álcool etílico, de máxima pureza e transparência total e submetido a filtros que asseguram a ausência de qualquer partícula. 
-Absoluto (ou Essência): é a concentração mais pura da matéria prima, ou seja, da flor, da madeira, de frutas, etc. Dentro da essência, há uma grande variedade de matérias primas naturais que podem ser usadas, tais como: Flores: rosa, jasmim, gardênia, gerânio, violeta, lírio, yang yang, etc.
-Ervas aromáticas: tomilho, alecrim, menta, Basílio, coreando, etc.
-Frutas cítricas: cascas de limão, laranja, bergamota, tangerina, etc. Madeiras: cascas de árvores, raízes ou ramos, cedro, sândalo, canela, bétula, etc.
-Folhas: patchuli, vetiver, etc.
-Resinas: gálbano, benjoim, opanax, mirra, incenso.
    +
 (e/oue/oue/ou)=
Curiosidades sobre perfumes:

• A paixão pelos perfumes alcan-                                   • São necessárias cinco toneladas                      
çou seu auge nas cortes francesas do                              de rosas para se obter um quilograma
século XVIII, quando Luís XV decretou                         de óleo essencial.
que para cada dia da                                                       
semana deveria haver
uma fragrância diferente na corte.
 Madame Pompadour
(1721-1764) teria gasto
o equivalente a
R$250 000,00 em perfumes.

Um comentário: