sexta-feira, 5 de outubro de 2012
Gerador de um DVD player
Como fazer um gerador com um DVD player
O pequeno motor que abre a gaveta de um DVD player pode ser usado para fazer um pequeno gerador caseiro, que serve como base para outros tipos de geradores (gerador eólico, gerador hidrelétrico etc.)
Um pequeno gerador pode ser feito com o motorzinho que abre a gaveta de um DVD player. Veja neste vídeo como se pode usar a energia gerada por esse pequeno motor paraacender alguns LEDs e até mesmo fazer girar um outro motor.
Como funciona o
Gerador:
O pequeno motor do DVD, quando girado, transforma energia mecânica (cinética) em energia elétrica.
Dentro dele, na parte mais externa, há uma camada de imãs, que formam um campo eletromagnético. No miolo, há vários rolos (bobinas) de cobre que, quando giradas, interagem com esse campo magnético e criam uma corrente elétrica.
É interessante observar que um motor elétrico é praticamente o mesmo equipamento que gerador. No motor, contudo, a corrente elétrica causa o movimento das bobinas, enquanto no gerador, é o movimento das bobinas que gera a corrente.
.
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Como fazer cristais brilhantes no ovo!!!
Como fazer cristais dentro do ovo:
1 – Faça um furinho embaixo e em cima do ovo e sopre até tirar todo conteúdo de dentro
2 – Com uma tesoura, corte a casca no meio. Lave e seque bem as duas partes.
3 – Você vai perceber que um lado da casca fica melhor que o outro, então escolha as melhores e passe cola branca. Em seguida salpique pedra-ume (alúmen de potássio).
4 – Espere aproximadamente 1 hora até a casca secar e retire o excesso de pedra-ume.
Faça a solução que vai criar os cristais:
5 – Coloque 300 ml de água (um copo grande) em um pote e acrescente cerca de 100g de pedra-ume.
6 – Essa mistura deve ser aquecida no microondas por cerca de 2 minutos. A pedra deve ser dissolvida por completo. Se precisar, aqueça por mais tempo.
7 – Adicione corante na solução e aguarde a água esfriar em temperatura ambiente.
8 – Coloque as cascas de ovo na solução.
9 – Após 24 horas, tire as cascas de ovo com muito cuidado e veja o incrível resultado!
Entenda o que aconteceu:
A pedra-ume é mais solúvel em água quente do que na água fria, ou seja, seu índice de solubilidade é maior na água quente.
Quando a água esfria, a pedra-ume que estava dissolvida volta a ser cristal, e ela se solidifica sobre pedacinhos de pedra que estavam colados na casca de ovo.
Quando a água esfria, a pedra-ume que estava dissolvida volta a ser cristal, e ela se solidifica sobre pedacinhos de pedra que estavam colados na casca de ovo.
Dica: pedra-ume (alúmen de potássio) você encontra em qualquer farmácia. É baratinho!
Fazendo Fogueira com Celular!! O.o
Perdido no meio da floresta? Tudo o que você tem é um pedaço de palha de aço e seu telefone celular? Então você não vai passar frio, pois pode acender sua própria fogueira rapidamente. Está duvidando? Então prepare-se para ver o vídeo que Iberê Thenório criou para mostrar como é simples fazer fogo a partir da energia elétrica de pequenas
baterias.
+=
Materiais necessários
- Palha de aço
- Bateria de celular (com carga)
- Palha vegetal
Como fazer
Primeiro você precisa identificar onde estão os polos da bateria do seu celular. Logo em seguida, divida a palha de aço em duas para que seja possível forçar o curto-circuito que causará o início das chamas.Torça os “fiapos” que foram originados, fazendo com que eles formem uma estrutura mais condensada. Agora, é só encostar cada um dos pedaços de palha de aço nos polos da bateria, tomando cuidado para não deixar que eles se toquem.
Rapidamente, o fogo começará a tomar conta da palha de aço. Aproveite para jogar as palhas vegetais sobre a chama e sopre para que o fogo se alastre. Em poucos segundos, você terá uma fogueira para se aquecer e, como disse o nosso amigo Iberê, cozinhar cobras e lagartos que encontrar pelo caminho.
.....
Gostou da experiência? É importante se lembrar de tirar a bateria de perto do fogo, caso contrário ela pode causar alguma explosão. Além disso, você pode precisar dela para tentar se comunicar com o mundo, não é mesmo?
Vídeo:
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
GRANADA DE BICARBONATO DE SÓDIO + VINAGRE!!
Uma das reações mais simples e mais utilizadas da química é a mistura do bicarbonato de sódio com ácidos.
Materiais necessários
- Tubo de filme de máquina fotográfica
- Tampa de garrafa de álcool
- Vinagre
- Bicarbonato de sódio
Procedimento:
Nesta experiência, um tubinho de filme fotográfico (se você não tiver esse tipo de tubinho, pode ser usado qualquer potinho com tampa de encaixe) é enchido com vinagre (solução de ácido acético) e, em cima do vinagre, é colocada uma tampinha de plástico cheia de bicarbonato. A tampinha vai boiar no vinagre. Depois que você tampar o potinho, a granada está pronta.
Para detonar a bomba, basta virar o potinho de ponta cabeça. O gás vai se formar e expandir, fazendo pressão sobre a tampa, até explodir.
Por que isso acontece?
O bicarbonato de sódio, ao entrar em contato com o vinagre, realiza uma liberação de gás carbônico. Por não tem para onde se expandir, o gás força o potinho a se abrir, causando a impressão de que ele está explodindo.
A parte mais legal desta granada é o fato de ela não oferecer riscos para ninguém. Como Iberê
Thenório mostra no vídeo, a força com que o material é disparado não é suficiente para machucar.
Vídeo
VIDRO FALSO DE AÇÚCAR!!! O.O
Que tal aprender a fazer vidro falso de açúcar? Uma receita prática e fácil de fazer, que está disponível a todos.
Vídeo:
Materiais:
1/2 de água
1 Xícara de açúcar
4 colheres de glicose de milho
Procedimento:
1) Misture a água, a glicose, miilho, acúcar e o cremor de tártaro em uma vasilha e depois leve ao fogo baixo.
2) Deixe aquecer por cerca de 6 a 8 minutos. A mistura deve ficar espessa, até que quase toda a água seja evaporada.
3) Depois ponha no molde desejado, esfrie fora da geladeira.
4) Por fim leve ao congelador por aproximadamente 1 hora
http://brainfreed.blogspot.com/2010/08/como-e-feito-vidro-falso.html#ixzz26TF9BnmT
sexta-feira, 7 de setembro de 2012
Experiência Pedra que pega fogo na água!!!
Fogo na água?!
Sim. É isso mesmo e você verá nesse vídeo e o porquê.
A seguir o vídeo....(3min)
Materiais:
- Pedra de carbureto (carbeto)
- Conta-gotas
- Água
- Fósforos
Umedeça a pedra de carbeto com água e coloque fogo. Adicione água aos poucos. Cuidado com a quantidade de água adicionada, pois quanto mais água, maior a chama.
Explicação:
Pedra e água juntas podem pegar fogo? Dependendo da pedra, sim! Há uma substância especial que reage com a água, liberando um gás inflamável. Chama-se carbeto de cálcio, conhecida por aí como como carbureto.
Um dos produtos da reação dessa pedra com a água é o gás acetileno, que pega fogo.
Pedra e água parecem ser as últimas coisas que podem pegar fogo na face da Terra. Há, porém, uma substância especial que, em contato com a água, libera um gás inflamável. Essa pedra chama-se carbeto de cálcio, conhecida popularmente como carbureto.
Um dos produtos obtidos da reação do carbeto de cálcio com a água é o gás acetileno, que pega fogo. Outro produto dessa reação é um pó branco chamado hidróxido de cálcio, também conhecido como cal hidratada.
Confira abaixo a equação química dessa reação:
CaC2 + 2 H2O → C2H2 + Ca(OH)2
CaC2 = Carbeto de cálcio
H2O = Água
C2H2 = Acetileno
Ca(OH)2 = Hidróxido de cálcio
O carbureto é um composto que não se encontra na natureza. Resulta da junção de cal e carbono, levado a um forno de alta temperatura. Ele pega fogo porque em contato com a água produz um gás inflamável que ao entrar em contato com o oxigênio incendeia. Quando se decompõe o carbureto transforma-se em hidróxido de cálcio que é um resíduo que prejudica a natureza. É indispensável sua utilização em aparelhos como o gasómetro de acetileno. 300g de carbureto rende de aproximadamente 5 horas de luz.
+ sobre CARBURETO ou pedra de carbureto: É um sólido iônico branco acinzentado que, em contato com a água, reage imediatamente produzindo gás acetileno (nome usual para o etino) e hidróxido de cálcio. Seu nome oficial é carbeto de cálcio (CaC2), mais conhecido por carbureto de cálcio.
Se quiserem saber mais sobre este acesse:
Apresentará o uso da reação química como Lanterna de carbureto, muito utilizado na espeleologia e na mineração. Acompanhe a explicação de como funciona essa ferramenta pelo Senhor Norival Candido de Sousa, morador do córrego da Boa Vista, MG, e minerador a mais de 40 anos.
Este experimento faz parte da série "Ciência na roça", que mostra a ciência por trás de tecnologias rurais.
Perfumes
Como é feito o perfume?
"Talvez você, como eu, um dia se perguntei como é feito um perfume. Como são arranjados os elementos que, combinados, tornam o conteúdo destes frascos maravilhosos tão sedutores, e tão particulares? Por que mesmas matérias primas conseguem criar fragrâncias tão diferentes entre si? Por que alguns perfumes são mais suaves que outros? Existem livros sobre o assunto, e também sites que podem esclarecer um pouco mais, entretanto, aqui você encontrará algumas respostas."
CRIAÇÃO
A extração dos aromas das flores, frutas, plantas, madeiras e outras matérias primas, é a primeira etapa na longa trajetória de um perfume, desde os elementos de sua essência, até a prateleira da perfumaria.
Existe uma série de maneiras de extração das essências: destilação, enfloragem, maceração, filtragem, etc.
Atualmente, devido à grande demanda de perfumes no mundo, a produção de muitas matérias primas naturais tornou-se insuficiente, aumentando o preço mesmo das matérias primas mais populares e muitas são compostos sintéticos, criados em laboratório, mas que apresentam os mesmos resultados das essências naturais.
Mas não basta termos as essências, é preciso um profissional que saiba mesclar estes elementos com maestria: o Nariz ou Nez. Para ser um Nez, é precisao uma memória olfativa qualificada e sensibilidade para aromas. Seu trabalho é como o de um alquimista, ou cozinheiro, juntando essências para produzir o mais perfeito e sabores perfume possível. Assim, chega-se a uma fragrância.
MATÉRIAS PRIMAS
O Nez deve, numa fragrância, administrar os aromas de cerca de 300 sustâncias diferentes, que é a média das essências e químicos de um perfume, hoje em dia.
Um perfume é composto por:
-Água: esta deve ser submetida à de ionização, para assegurar a ausência de partículas ou íons que podem vir a interferir no aroma.
-Álcool: deve ser álcool etílico, de máxima pureza e transparência total e submetido a filtros que asseguram a ausência de qualquer partícula.
-Absoluto (ou Essência): é a concentração mais pura da matéria prima, ou seja, da flor, da madeira, de frutas, etc. Dentro da essência, há uma grande variedade de matérias primas naturais que podem ser usadas, tais como: Flores: rosa, jasmim, gardênia, gerânio, violeta, lírio, yang yang, etc.
-Ervas aromáticas: tomilho, alecrim, menta, Basílio, coreando, etc.
-Frutas cítricas: cascas de limão, laranja, bergamota, tangerina, etc. Madeiras: cascas de árvores, raízes ou ramos, cedro, sândalo, canela, bétula, etc.
-Folhas: patchuli, vetiver, etc.
-Resinas: gálbano, benjoim, opanax, mirra, incenso.
+ +
(e/oue/oue/ou)=
Curiosidades sobre perfumes:
• A paixão pelos perfumes alcan- • São necessárias cinco toneladas
çou seu auge nas cortes francesas do de rosas para se obter um quilograma
século XVIII, quando Luís XV decretou de óleo essencial.
semana deveria haver
uma fragrância diferente na corte.
Madame Pompadour
(1721-1764) teria gasto
o equivalente a
R$250 000,00 em perfumes.
Assinar:
Postagens (Atom)