Fogo na água?!
Sim. É isso mesmo e você verá nesse vídeo e o porquê.
A seguir o vídeo....(3min)
Materiais:
- Pedra de carbureto (carbeto)
- Conta-gotas
- Água
- Fósforos
Umedeça a pedra de carbeto com água e coloque fogo. Adicione água aos poucos. Cuidado com a quantidade de água adicionada, pois quanto mais água, maior a chama.
Explicação:
Pedra e água juntas podem pegar fogo? Dependendo da pedra, sim! Há uma substância especial que reage com a água, liberando um gás inflamável. Chama-se carbeto de cálcio, conhecida por aí como como carbureto.
Um dos produtos da reação dessa pedra com a água é o gás acetileno, que pega fogo.
Pedra e água parecem ser as últimas coisas que podem pegar fogo na face da Terra. Há, porém, uma substância especial que, em contato com a água, libera um gás inflamável. Essa pedra chama-se carbeto de cálcio, conhecida popularmente como carbureto.
Um dos produtos obtidos da reação do carbeto de cálcio com a água é o gás acetileno, que pega fogo. Outro produto dessa reação é um pó branco chamado hidróxido de cálcio, também conhecido como cal hidratada.
Confira abaixo a equação química dessa reação:
CaC2 + 2 H2O → C2H2 + Ca(OH)2
CaC2 = Carbeto de cálcio
H2O = Água
C2H2 = Acetileno
Ca(OH)2 = Hidróxido de cálcio
O carbureto é um composto que não se encontra na natureza. Resulta da junção de cal e carbono, levado a um forno de alta temperatura. Ele pega fogo porque em contato com a água produz um gás inflamável que ao entrar em contato com o oxigênio incendeia. Quando se decompõe o carbureto transforma-se em hidróxido de cálcio que é um resíduo que prejudica a natureza. É indispensável sua utilização em aparelhos como o gasómetro de acetileno. 300g de carbureto rende de aproximadamente 5 horas de luz.
+ sobre CARBURETO ou pedra de carbureto: É um sólido iônico branco acinzentado que, em contato com a água, reage imediatamente produzindo gás acetileno (nome usual para o etino) e hidróxido de cálcio. Seu nome oficial é carbeto de cálcio (CaC2), mais conhecido por carbureto de cálcio.
Se quiserem saber mais sobre este acesse:
Apresentará o uso da reação química como Lanterna de carbureto, muito utilizado na espeleologia e na mineração. Acompanhe a explicação de como funciona essa ferramenta pelo Senhor Norival Candido de Sousa, morador do córrego da Boa Vista, MG, e minerador a mais de 40 anos.
Este experimento faz parte da série "Ciência na roça", que mostra a ciência por trás de tecnologias rurais.
legal....o problema é achar o carbeto
ResponderExcluironde eu compro essa pedra de carbureto?
ResponderExcluirEm qualquer casa de construção pode ser encontrada.
ResponderExcluirOnde eu encontro essa pedra?
ResponderExcluir