Durante quase toda a história dos veículos automotores o que mais se viu foi o uso de combustíveis poluentes e oriundos de fontes não renováveis. No topo da tabela está a gasolina, produto do petróleo cuja queima é uma das grandes causas de poluição no mundo.
Além disso, o petróleo não é uma fonte renovável de energia e ninguém sabe ao certo até quando ainda serão encontradas reservas deste ouro negro, portanto, uma alternativa se faz necessária principalmente por motivos políticos, econômicos e ambientais.
Hidrogênio
Outra alternativa que surge é o hidrogênio. Sua combustão GERA ENERGIA E NÃO POLUI O MEIO AMBIENTE, afinal, o resultado desta reação química é a liberação de vapor de água e especialistas apontam que este elemento será o combustível do futuro também por isso.
Além disso, ao que tudo indica, os carros movidos a hidrogênio serão elétricos, ou seja, não haverá combustão e, portanto, não haverá realmente qualquer emissão de gás na atmosfera, nem mesmo o vapor de água.
Carro da Toyota movido a hidrogênio. Foto: Kjkolb
Outra vantagem que coloca este elemento como o futuro dos combustíveis no mundo todo é a variedade de fontes. É possível extrair hidrogênio de água, combustíveis fósseis, biomassa, energia solar ou eólica (do vento).
Sua produção pode ser feita em lugares simples através de uma eletrólise na água: descargas elétricas separam os átomos de hidrogênio do oxigênio e assim temos energia LIMPA E RENOVÁVEL.
é o combustível do futuro........
ResponderExcluir