terça-feira, 10 de julho de 2012

                                                 Nanotecnologia


     



Minúsculas partículas, grandes negócios

José Paulo Sant´Anna

A palavra nanociência leva as pessoas a pensarem em um futuro distante. Não são poucos os que a associam ao mundo dos filmes de ficção científica. A impressão não vem por acaso. Não são poucos os que a associam ao mundo dos filmes de ficção científica, no qual naves espaciais sobrevoam cidades e extraterrestres convivem com humanos em bares e restaurantes. Afinal, o nome da nova ciência sempre é acompanhado de comentários sobre o aparecimento de produtos difíceis de serem imaginados.
Mas engana-se quem pensa que estamos falando apenas sobre o futuro. Hoje há dezenas de aplicações de materiais dotados com partículas nanoestruturadas presentes em produtos dos mais variados segmentos econômicos. Entre os usuários atuais dos benefícios proporcionados pela nova ciência podemos citar as indústrias de plásticos, tintas, borrachas, eletrônica, farmacêutica, automobilística, têxtil e de cosméticos.
A revolução está apenas no início. Os principais cientistas do mundo garantem que nos próximos anos a presença de produtos com a presença de nanoparticulados crescerá de forma exponencial em itens fabricados pelos mais variados segmentos econômicos. Estima-se que dentro de uma década a comercialização de tais produtos deve atingir a casa de US$ 1 trilhão.

                        




Um comentário: