sábado, 18 de agosto de 2012

Vamos cuidar o meio ambiente!


Poluição Química

A poluição no seu geral é conhecida como o acto do homem, directa ou indirectamente, ao deitar certas substâncias no meio ambiente, provocando efeitos negativos no equilíbrio ambiental, causando ainda danos à saúde de muitos seres (humanos e animais), e no presente ecossistema.

poluição química é causada pelo excesso de lixo ou dejetos orgânicos lançados sem tratamento na natureza, oriundos, em sua maioria, das grandes cidades onde a concentração humana e seus problemas sanitários não são resolvidos a contento. Este material poluente vem sendo dirigido para as águas correntes de rios, lagos ou baías onde os resíduos domésticos e industriais, quase sempre tóxicos, se espalham, aleatoriamente, em áreas que deveriam ser resguardadas e onde a proliferação dessa sujeira não pode ser controlada, ocasionando uma contaminação perigosa que pode atingir, indireta ou diretamente, boa parte da população que gerou o lixo através de seu retorno às praias, água a ser ingerida, etc.

crescimento das quantidades de produtos químicos

produzidos, muitos dos quais nao encontrado na naturez tem resultado em níveis de poluição.  [consequencia_mares_negras.jpg] [sacos-plasticos.jpg]  

Já está na hora de mudar!


Jogar o Lixo no Lixo
   O primeiro passo que devemos tomar é o de não jogar o lixo em qualquer lugar. Não jogando o lixo nas ruas, seja atirando para longe pela janela do carro ou ao caminhar, espere encontrar uma lixeira para descartar o lixo.
 Coleta do Lixo
   Todo o "lixo" deve ser acondicionado e encaminhado de forma adequada e constante, devendo ser transportado para áreas de tratamento e destino final.
 Aterro Sanitário
    Corretamente implantado, bem gerido e em local apropriado ainda é a melhor opção para as condições brasileiras, salvo circunstâncias muito especiais.
    O aterro sanitário pode ser definido como sendo um processo para disposição de resíduos no solo, especialmente o lixo domiciliar, que utilizando normas de engenharia específicas, permite um acondicionamento seguro, no que diz respeito ao controle da poluição ambiental e de proteção ao meio ambiente.


 Incineração
   Este processo de queima do lixo deve ser feito de forma controlada em fornos projetados que tem alta custo de instalação e manutenção.
- Recomendado para o lixo hospitalar perigoso, produzido pelos serviços de saúde.
- Reduz o volume a ser aterrado,
- Provoca um menor impacto ambiental
- Para gestores urbanos sem espaço no município para novos aterros sanitários.
Nas atuais condições brasileiras a incineração é uma solução desaconselhável, a não ser em situações muito particulares, dependendo do caso.
 Usina de Reciclagem
   
Usina de Reciclagem ou Centro de Triagem, é o local onde ocorre o processo de separação dos materiais recicláveis, que podem ser reaproveitados para um novo consumo, como:
- Papel, Plástico, Metal que são fáceis de reciclar e várias empresas já o fazem.
- O Vidro tem boa aceitação para reciclagem, mas não é um elemento que ocupe grande volume no conjunto do lixo gerado.
- O Entulho também pode ser usado como material para aterros destinados à elevação de terrenos para construção, na confecção de novos tijolos, e outras utilidades.
- O Lixo Orgânico pode ser reciclado em composto ou em biogás, que demanda equipamento, área física, operação e manutenção cuidadosas na fermentação e dos biodigestores. 
   É nela também que são re-selecionados aqueles materiais que não são recuperáveis ou recicláveis, como:
- Isopor;
- Couro;
- Tecidos;
- fitas adesivas;
- espelhos;
- vidro plano.
   grau de triagem na usina de reciclagem varia em função do nível de separação dos materiais nas fontes geradoras, e tende a ser menor quando os materiais provêm de um Posto de Entrega Voluntária (PEV).   Para que o material tenha um maior valor econômico, se faz necessário que os recicláveis estejam limpos na hora da coleta seletiva.    Os Centros de Triagem normalmente possuem prensas para papel, plástico e latas.
Compostagem   É um processo biológico de decomposição de matéria orgânica que pode estar contido em restos de origem animal ou vegetal. O produto final resultante do processo de compostagem pode ser considerado como um enriquecedor do solo, ou seja ele poderá ser aplicado ao solo para melhorar a suas características, sem que haja uma contaminação do meio ambiente.
   Entre as vantagens da compostagem podemos destacar:
- economia de espaço físico em aterro sanitário;
- reaproveitamento agrícola da matéria orgânica produzida;
- reciclagem dos nutrientes contidos no solo;
- eliminação de patogênicos ambientalmente seguro.
 Saneamento Básico
   Agentes comunitários devem orientar a população sobre os cuidados no domicílio necessários para a descontaminação da água destinada ao consumo. Esclarecendo à população sobre as providências a serem tomadas como:
- Vistorias de vazamentos;
- Limpeza de caixas d'água;
- Fervura da água antes de ser consumida.
- Controle das condições de balneabilidade do mar, lagoas e rios de uso recreativo.
    O tratamento do esgoto pode ser feito através de:
- Fossas sépticas;
- Fossas com filtro anaeróbico;
- Sumidouros;
- Lagoas de estabilização;
- Estações de tratamento, de estágios preliminar, primário, secundário e terciário.
Atenção
   O tratamento de substâncias tóxicas necessita de um armazenamento muito mais cuidadoso e complexo e não podem, ser depositadas em aterro sanitário convencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário